quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Descaso com o turismo local em Recife






Nos jornais, estampada a notícia que o Museu Cais do Sertão em Recife/PE está fechado desde  30/12/2015 por falta de renovação com a empresa gestora. Quanto descaso com o turismo local do Recife. 

O Museu Cais do Sertão foi inaugurado em 2014 e mantinha empregados 29 funcionários, segundo notícias. O mais triste é saber que tanto potencial turístico esteja nas mãos de políticos que só veem o turismo como fonte de renda. É com a identidade do povo e a cultura do povo que deveriam se preocupar, porque isso que mantém uma cidade e atrai os turistas. 

Como que um museu recentemente inaugurado fecha as portas? O que está faltando são políticas públicas e profissionais qualificados, como turismólogos para manter as atividades em dia, claro, com as parcerias necessárias. O que deveria ser feito mesmo era abrir concurso público para profissionais da área, sem ter que estar contratando, usando o efetivo para a gestão. Mas contratar por menos pessoas que nem da área são é bem conveniente para alguns, então, o ideal seria ter profissionais efetivos para gerir o turismo em nosso estado.

Espero que atitudes sejam tomadas à altura do problema, porque uma cidade como Recife não pode estar na negativa das notícias... Demoramos tanto para conquistar espaço turístico e simplesmente por falta de administração pública fecham-se os atrativos, despedem pessoas e fica por isso mesmo.

Só lembrando que o turismo é um forte pilar para o estado e que a capital precisa estar aberta ao turismo em todos os sentidos, então, quanto mais rápido resolver essa vergonha, melhor será para Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário